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segunda-feira, 7 de março de 2011

A EDUCAÇÃO, UM ANO DEPOIS

Na edição do Jornal Tribuna das Monções do dia 20 de março de 2010, ao ser questionado quanto a minha saída da Diretoria de Educação, o chefe do executivo argumentou que "com Miguel a Educação tem tendências ao comodismo". Aquela insana entrevista foi a gota d'água que colocou fim na minha história partidária de mais de vinte anos.
Pois bem, um ano se passou, estou diariamente na Escola Coronel Esmédio e estou por dentro de tudo o que está acontecendo. De lá para cá nada melhorou, pelo contrário, as coisas vem sofrendo um retrocesso. Gostaria de pontuar aqui alguns problemas que detecto diariamente e que aconteceram durante o ano:
  • Em 2010 o aumento salarial dos professores foi menor que o da classe política - Uma vergonha logo em abril de 2010!
    E o Esporte na Educação, que benefício teve? - Sonhei com o dia que o Esporte se unisse com a Educação. Alcançaríamos a excelência, mas enfim, o que melhorou?
    Congresso de Educação - Com a mesma qualidade o Primeiro Congresso custou menos de 50 mil porque agregamos os próprios funcionários da Educação para organização. Já o segundo custou aproximadamente 170 mil porque foi totalmente terceirizado.
    Fim dos Jogos da Cidadania - O monitoramento da dengue sumiu!
  • Projeto Cinema - Poderia ser que para os alunos das séries finais não tivesse tanta importância, mas para as crianças era muito importante. Infelizmente acabou
    Plano de Carreira Engavetado - O Plano de Carreira do Magistério que iniciei com tanto carinho está engavetado há quase um ano.
    Processo de Atribuição de Aulas Tumultuado - Os professores efetivos tiveram um processo de atribuição de aulas totalmente tumultuado. Foi preciso muitas "portarias" para um processo que ainda não encerrou, inclusive os contratados só estão chegando agora (final de março) e com muita confusão!
    Falta de Professores - É o problema mais complicado pelo qual as escolas estão passando. Concordo que as contratações tinham que ser diminuídas, mas não tinha como ficar sem os contratados.
  • Estamos sem salas de recursos - Segundo informações a situação só irá se regularizar no segundo semestre. Meio ano letivo não significa nada na vida de uma criança?
    Inclusão - Qual formação que está sendo realizada que venha de encontro com a inclusão? Nenhuma!
  • E a Oficina Pedagógica? Somente Inglês e Matemática estão tendo cursos específicos e as demais disciplinas, não tem importância ou só vão ficar com cursinhos de informática.
  • E a escola em tempo integral - Eu sofria tanta cobrança e mesmo sem espaço físico já tinha um projeto integral montado o qual não tive tempo de aplicar! E agora..afinal eu estava acomodado.
  • E a Escola Zilda....falar que a dotação foi para a Domingos de Marco é mentira, pois nós já tinhamos pago grande parte da obra da Domingos em 2009 e já estamos em 2011.
  • E as creches - Nada de novo até agora, a última foi inaugurada em 2008.
Isso tudo sem falar da empresa dos "sete milhões", que prefiro discutir em outro momento. Eu poderia estar satisfeito, pois meu dito "comodismo" não gerava tanta confusão e tanto descontentamento assim, contudo confesso que estou triste, pois afinal de contas eu e principalmente minha esposa doamos muito tempo de nossas vidas por um sonho que vinha se realizando, mas que infelizmente não foi dessa vez!

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